Intolerância à lactose

O QUE É?

A intolerância à lactose é uma condição na qual o organismo é incapaz de digerir completamente a lactose, um açúcar presente no leite e em produtos lácteos. Isso ocorre devido à deficiência de lactase, uma enzima produzida pelo intestino delgado que quebra a lactose em glicose e galactose para serem absorvidas pelo organismo.

QUADRO CLÍNICO: SINTOMATOLOGIA

A intolerância à lactose pode causar sintomas como inchaço, gases, cólica, dor abdominal, diarreia e náusea, que podem ser incômodos e interferir na qualidade de vida. É comum para muitos pacientes com má digestão da lactose acreditarem que qualquer quantidade dessa substância causará sintomas de intolerância, porém, isso é complexo, pois a resposta sintomática sofre influência de vários fatores fisiológicos e psicossociais, que incluem a dose, o trânsito, a lactase residual e a capacidade colônica.

Existem algumas maneiras de gerenciar a intolerância à lactose e permitir que as pessoas intolerantes desfrutem de uma alimentação saudável e equilibrada. Uma das maneiras mais simples é evitar alimentos que contenham lactose ou limitar o consumo deles. Os produtos lácteos são uma fonte comum de lactose, mas muitos alimentos processados também contêm lactose em sua composição, por isso é importante ler os rótulos dos alimentos.

DIAGNÓSTICO

O diagnóstico pode ser realizado pelo teste de tolerância a lactose (TTL), na qual observa-se a glicemia em jejum e, observa-se também após cerca de 60 minutos de ingestão de 25 a 50g de lactose. Se o paciente absorver bem a lactose, sua glicemia irá aumentar. O exame confirma que o paciente possui a intolerância em situações que a glicemia se mantem igual ou próximo aos valores observados no jejum e consequentemente, sintomas. O teste de TTL foi muito utilizado, porém, hoje, o teste hidrogênio expirado é utilizado com mais frequência e parece ser mais eficiente. Nesse teste, minimamente invasivo, é medido a concentração de hidrogênio antes e pós a ingestão de lactose, sendo positivo se houver aumento na concentração de hidrogênio superior a 20 ppm em relação ao nível basal. Ainda existem profissionais que evitam qualquer teste e confirmam a intolerância a lactose apenas com manifestações clínicas frequentes.

TRATAMENTO

O tratamento de intolerância a lactose pode ser diferente em cada caso. Em geral, confirmado a intolerância, é retirado esse carboidrato da dieta e em algumas semanas reintroduzido. Cada caso é individual e é de extrema importância presença de um Nutricionista ou médico para o melhor manejo. Felizmente, existem muitas alternativas sem lactose disponíveis no mercado, incluindo leite sem lactose, queijos sem lactose e sorvetes sem lactose. Esses produtos são processados e recebem em sua composição a enzima lactase, que previamente quebra a molécula de lactose em glicose e galactose permitindo que as pessoas intolerantes desfrutem desses alimentos sem causar desconforto. As pessoas intolerantes à lactose também podem tomar suplementos de lactase antes de consumir alimentos com lactose. Isso pode ajudar a quebrar a lactose e prevenir os sintomas de intolerância.

Outra opção é optar por leites alternativos, como leite de soja, leite de amêndoa, leite de arroz ou leite de aveia. Esses leites são naturalmente livres de lactose e são uma opção saudável e nutritiva para substituir o leite de vaca. Leite de cabra também pode ser uma opção para alguns pacientes, uma vez que possui menores concentrações de lactose em sua composição.

Autor: MJS

© Desenvolvido por Lyon Systems.