Diferente da Medicina, na qual existe um número de Registro de Qualificação de Especialista (RQE), na Nutrição, ainda não há a cultura de título de especialista. Ele existe? Sim. É promovido anualmente pela ASBRAN, mas o profissional não é punido pelo Conselho Federal de Nutrição se fala que atua em uma área que só tem pós-graduação. Ou seja, não tem o titulo de especialista.
Na Medicina é proibido divulgar até pós-graduação se não tem título de especialista ou tenha feito residência médica. Na Nutrição, isso ainda não ocorre. Porém, como meu padrinho fala, isso é questão de tempo. É uma forma de separar o joio do trigo. Então, talvez daqui uma década isso se torne realidade na Nutrição e todos aqueles que se dizem especialista em alguma das especialidade da Nutrição, precisará ter o título.
O Título de Especialista – TEN é o reconhecimento da capacitação técnica e científica, no desempenho das especialidades profissionais. Na edição de 2023 abrangeu as áreas de:
1) Educação Alimentar e Nutricional,
2) Nutrição Clínica,
3) Nutrição Clínica em Terapia Intensiva,
4) Nutrição em Alimentação Coletiva,
5) Nutrição em Alimentação Escolar,
6) Nutrição em Esportes E Exercício Físico,
7) Nutrição Materno-Infantil
Para consultar a lista de especialistas acesse: https://www.asbran.org.br/titulo
Pretendo prestar em breve a prova de título de especialista em Nutrição Clínica, Nutrição em Esportes e exercício e Fitoterapia.
Autor: Marcio José de Souza
© Desenvolvido por Lyon Systems.