Muitos querem atuar na Nutrição no Brasil e ter a prerrogativa de prescrever um plano alimentar e/ou suplementos. Mas poucos querem sentar em uma cadeira de faculdade e estudar ao longo de no mínimo 4 anos, posteriormente fazer residência e/ou pós-graduações, mestrado, doutorado. Se você é leigo aqui vão algumas dicas caso queira seguir o caminho da Nutrição.
Primeiramente você deve fazer uma faculdade (graduação) em Nutrição. No Brasil, o curso de graduação em Nutrição tem uma duração média de 4 anos, em período integral (nas Universidades Federais).
Durante esse período, os futuros nutricionistas adquirem conhecimentos teóricos e práticos relacionados à ciência da nutrição, dietética, saúde, alimentação e outras áreas afins. O currículo inclui aulas teóricas, práticas em laboratórios, estágios e atividades complementares. Estudará matérias comuns ao ciclo básico da área da saúde (Anatomia, Histologia, Fisiologia, Bioquímica), posteriormente disciplinas do ciclo clínico.
É importante ressaltar que a duração do curso pode variar em algumas instituições de ensino, podendo ser um pouco mais curto (4 anos no meu caso) ou longo dependendo da grade curricular específica adotada pela universidade. Além disso, algumas universidades também oferecem a possibilidade de realizar o curso de forma parcial, o que pode estender a duração, mas permitir que o estudante concilie com outras atividades. No entanto, a média de 4 anos é o padrão mais comum para a conclusão da graduação em Nutrição no Brasil.
Autor: Marcio José de Souza
© Desenvolvido por Lyon Systems.